Empresa Produtos Novidades Prémios Museu Contactos

New Page 1

Empresa

 

 

Coimbra de Mattos, Lda:








 

 

 

Adega do Rosca

Todos os vinhos são elaborados numa adega que a família possui no centro da povoação de Galafura. A casa mãe desta adega foi construída em 1917 por direcção e risco de António Ayres de Mattos (1879-1956), pai dos actuais donos, numa propriedade com 3,5 hectares de vinha, sobre as ruínas de uma velha e pequena adega que adquirira a "O Rosca", alcunha do seu dono de então, certamente devido ao seu exagerado gosto e abuso do vinho. Por isso, a adega ficou sempre conhecida por ADEGA do ROSCA.

Sofreu importante remodelação em 1966 com a instalação de cubas de fermentação em betão armado com autovinificadores (tipo argelino), edificadas sobre os antigos lagares de granito aí existentes, construídos em 1926.

Ampliada em 1990 com um novo edifício contíguo, para satisfazer as necessidades crescentes dos vinhos engarrafados.

Possui uma capacidade de armazenagem de 1.000 pipas.

Vinificação:

As uvas brancas das castas Arinto, Gouveio ou Verdelho, Malvasia Fina, Rabigato, Síria e  Viosinho são transportadas em caixas plásticas de 25kg, para evitar a sua maceração durante o percurso, a fim de prevenir a oxidação. São esmagadas apenas no dia seguinte para conseguir algum arrefecimento, enquanto não possuirmos uma câmara frigorífica.

As uvas tintas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Francisca, Tinta Amarela, Mourisco e Bastardo são também transportadas em caixas plásticas de 25kg.

O vinho branco geralmente é feito de bica aberta, embora por vezes uma pequena parte seja feito com meia curtimenta, sendo a fermentação em cubas de aço inoxidável com temperatura controlada.

Actualmente os vinhos monovarietais são fabricados em cubas de fermentação pneumáticas e remontagem, em aço inoxidável, também com temperatura controlada.

Os vinhos generosos do ano são armazenados nesta Adega do Rosca e posteriormente seleccionados e transferidos para envelhecimento em tonéis de madeira de castanho, avinhados, nas caves situadas no rés do chão da moradia residencial da família Coimbra de Mattos, a Casa da Calçada.

Os vinhos de pasto (mesa) brancos fazem um curto estágio em cubas de aço inoxidável e uma pequena parte correspondente ao vinho de meia curtimenta faz esse estágio em barricas novas de madeira de carvalho.

Os vinhos monovarietais fazem o seu estágio em barricas novas de madeira de carvalho.

 

 

Coimbra de Mattos @ 2009 - Todos os direitos reservados                                                          Desenvolvido por: Justweb.pt